terça-feira, 17 de março de 2009

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ
SÃO JOSÉ DO CEDRO – MARÇO DE 2009.

PROJETO:








ESCOLA: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ

ENVOLVIDOS: CORPO ADMINISTRATIVO
CORPO DOCENTE
CORPO DISCENTE

PERÍODO DE EXECUÇÃO: MARÇO À DEZEMBRO DE 2009.

JUSTIFICATIVA:

É imprescindível enxergar com novos olhos o verdadeiro, o universo
mágico e encantador do livro em sala de aula e, conseqüentemente,
entende-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
Esse projeto visa a análise e o questionamento do LER como algo de
vital importância no processo de produção textual, possibilitando e
viabilizando a esse aluno, o acesso às leituras condizentes com o seu
meio e com todas as suas diferenças. Desse processo virá a devolução
de raízes e solo ao nosso educando, que muitas vezes, se rebela e
resiste a receber conteúdos aplicados em sala de aula sem conseguir
ver sentido em suas vivências práticas do cotidiano.
Assim, o livro e a prática da leitura devem ser mostrados e abertos
com a dimensão do prazer e da alegria, e não como via pura e
simplesmente obrigatória de conteúdos frios e distantes do contexto em
que está inserido esse educando-educador.

OBJETIVO GERAL:
Discutir em grupo e elaborar um projeto ou roteiro pedagógico a partir
da prática de leituras na escola, envolvendo na construção de
atividades, os alunos de Jardim de Infância do Ensino Infantil e de
Pré-escola à 8ª série do Ensino Fundamental, Professores de diferentes
disciplinas, Direção, Orientadores, Assistente Técnico Pedagógico e
Funcionários. Sendo um trabalho interdisciplinar a leitura oferecerá
atividades diversificadas que possibilitem o prazer pela leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover o sucesso da aprendizagem do aluno incentivando a
multiplicidade de leituras;
Construir novas e mais elaboradas formas de pensar, sentir do educando
através da interdisciplinaridade;
Desenvolver variações lingüísticas interessantes que permitam ao aluno
relacionar as variantes da fala coloquial à norma culta oficial;

Reconhecer no hábito da leitura a condição de tomada de decisões e a
construção de uma visão mais ampla sobre os fatos;

Criar condições, para que o ato de ler seja rico, gratificante e
proveitoso, conciliando lazer, prazer, informação e construção;

Destacar a motivação como fator principal do hábito de ler;
Conhecer e diferenciar vários gêneros textuais e construir novos conceitos;

ATIVIDADES PROPOSTAS:
•Aulas semanais de 15 minutos, sempre na primeira aula, após o hino, de acordo com cronograma;
•Leitura e literatura infantil, literatura infanto-juvenil, revistas
diversas, jornais, histórias em quadrinhos, mensagens e outros;
•Atividades de uso do jornal como material concreto;
•Leitura dirigida com cronograma de acordo com cronograma;
•Semana da literatura infantil com ênfase à 18 de abril, homenagem á
vida e obra de Monteiro Lobato;
•Leitura por parte dos alunos de obras e apresentações com aos colegas
de outras salas;
•Leitura Dirigida;
•Alunos dramatizam obras lidas;
•Promover Semana da Literatura Infantil homenageando Monteiro Lobato
dia 18 de abril;
•Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
• Conhecer vida e obra do autor;
• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
• Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.


CRONOGRAMA DE LEITURA DE 2009

MARÇO

ABRIL

SEGUNDA-FEIRA

02

SEXTA-FEIRA

03

TERÇA-FEIRA

10

SEGUNDA-FEIRA

06

QUARTA-FEIRA

18

TERÇA-FEIRA

14

QUINTA-FEIRA

26

QUARTA-FEIRA

22



QUINTA-FEIRA

30

MAIO

JUNHO

SEXTA-FEIRA

01

SEXTA-FEIRA

05

SEGUNDA-FEIRA

04

SEGUNDA-FEIRA

08

TERÇA-FEIRA

12

TERÇA-FEIRA

16

QUARTA-FEIRA

20

QUARTA-FEIRA

24

QUINTA-FEITA

28



JULHO

AGOSTO

QUINTA-FEIRA

02

QUIINTA-FEIRA

06

SEXTA-FEIRA

10

SEXTA-FEIRA

14

SEGUNDA-FEIRA

13

SEGUNDA-FEIRA

17

TERÇA-FEIRA

21

TERÇA-FEIRA

25

QUARTA-FEIRA

29



SETEMBRO

OUTUBRO

QUARTA-FEIRA

02

QUARTA-FEIRA

07

QUINTA-FEIRA

10

QUINTA-FEIRA

15

SEXTA-FEIRA

18

SEXTA-FEIRA

23

SEGUNDA-FEIRA

21

SEGUNDA-FEIRA

26

TERÇA-FEIRA

29



NOVEMBRO

DEZEMBRO

TERÇA-FEIRA

03



QUARTA-FEIRA

11



QUINTA-FEIRA

19



SEXTA-FEIRA

27



SEGUNDA-FEIRA

30



CRONOGRAMA DE TRABALHOS COM JORNAL:

MES

DISCIPLINAS

SERIES

MARÇO

PORTUGUES

2a serie

ABRIL

INGLES

1a serie

MAIO

HISTORIA/GEOGRAFIA

Pré-escolar

JUNHO

ARTE

Jardim

AGOSTO

MATEMATICA

3a serie

SETEMBRO

CIENCIAS

4a serie

OUTUBRO

EDUC. FISICA/RELIGIAO


NOVEMBRO

PORTUGUES

1a `a 8a seri

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita no decorrer do ano ao final de cada atividade.

RELATÓRIO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS:

O relatório será feito em dezembro de 2009, ao finalizar as atividades
propostas.


PROJETO DO HINO - 2009


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ

SÃO JOSÉ DO CEDRO – MARÇO DE 2009.

PROJETO:

HINOS – CIVISMO PATRIOTICO


ESCOLA: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ

ENVOLVIDOS: CORPO ADMINISTRATIVO
CORPO DOCENTE
CORPO DISCENTE


PERÍODO DE EXECUÇÃO: MARÇO À DEZEMBRO DE 2009.


JUSTIFICATIVA:
Valorizar e tornar significativo o ato de cantar o hino nacional é tarefa essencial para a formação de um cidadão.
E levar ao conhecimento de todos a letra dos Hinos Nacional, do Estado, da Bandeira e do Município é importante para acender o patriotismo, das inúmeras crianças e jovens que freqüentam os bancos escolares da E. E. B. São José.

OBJETIVO GERAL
Trazer para a linguagem de hoje os Hinos, levar um conhecimento amplo, para todos os alunos da Escola, a letra dos Hinos Nacional, do Estado, da Bandeira e do Município, valorizando os hinos pátrios, envolvendo na construção de atividades, os alunos de Jardim de Infância do Ensino Infantil e de Pré-escola à 8ª série do Ensino Fundamental, Professores de diferentes disciplinas, Direção, Orientadores, Assistente Técnico Pedagógico e funcionários.
Sendo um trabalho interdisciplinar o estudo oferecerá
atividades diversificadas que possibilitem o prazer para aprender e cantar os Hinos Nacional, do Estado, da Bandeira e do Município.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Compreender a linguagem sofisticada dos hinos;

  • Conhecer as expressões da letra;

  • Reconhecer o seu significado cívico;

  • Criar nocoes de civismo patriótico;

  • Criar o respeito aos símbolos nacionais;

  • Aprender a cantar os hinos;

  • Eliminar a distancia entre a leitura e compreensão das letras dos Hinos.

ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Cantar um Hino a cada dia da semana, sempre na primeira aula de acordo com cronograma;
* Professores e alunos estudam a Historia dos Hinos, os autores da letra e da musica;

* Professores farão com os alunos a interpretação dos Hinos;
CRONOGRAMA PARA CANTAR OS HINOS EM 2009

MARÇO

ABRIL

SEGUNDA-FEIRA

02

SEXTA-FEIRA

03

TERÇA-FEIRA

10

SEGUNDA-FEIRA

06

QUARTA-FEIRA

18

TERÇA-FEIRA

14

QUINTA-FEIRA

26

QUARTA-FEIRA

22



QUINTA-FEIRA

30

MAIO

JUNHO

SEXTA-FEIRA

01

SEXTA-FEIRA

05

SEGUNDA-FEIRA

04

SEGUNDA-FEIRA

08

TERÇA-FEIRA

12

TERÇA-FEIRA

16

QUARTA-FEIRA

20

QUARTA-FEIRA

24

QUINTA-FEITA

28



JULHO

AGOSTO

QUINTA-FEIRA

02

QUIINTA-FEIRA

06

SEXTA-FEIRA

10

SEXTA-FEIRA

14

SEGUNDA-FEIRA

13

SEGUNDA-FEIRA

17

TERÇA-FEIRA

21

TERÇA-FEIRA

25

QUARTA-FEIRA

29



SETEMBRO

OUTUBRO

QUARTA-FEIRA

02

QUARTA-FEIRA

07

QUINTA-FEIRA

10

QUINTA-FEIRA

15

SEXTA-FEIRA

18

SEXTA-FEIRA

23

SEGUNDA-FEIRA

21

SEGUNDA-FEIRA

26

TERÇA-FEIRA

29



NOVEMBRO

DEZEMBRO

TERÇA-FEIRA

03



QUARTA-FEIRA

11



QUINTA-FEIRA

19



SEXTA-FEIRA

27



SEGUNDA-FEIRA

30



AVALIAÇÃO
A avaliação será feita no decorrer do ano ao final de cada atividade.

RELATÓRIO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS:
O relatório será feito em dezembro de 2009, ao finalizar as atividades propostas.

OBSERVACOES:
Uma vez por semana, após cantar o hino, cada professor realizara com uma turma, atividades que explorem os verdadeiros significados dos hinos.